Ato Público pela Humanização do Atendimento na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas

DDM

A Lei Maria da Penha completa 10 anos em 2016, ainda que seja uma legislação avançada que conceitua e discrimina a violência contra a mulher ainda temos um longo caminho a percorrer pela sua efetivação qualificada.

Em Campinas lutamos pela humanização do atendimento na Delegacia de Defesa da Mulher, tendo em vista que são muitos os casos em que as mulheres são destratadas, desqualificadas, humilhadas e violentadas novamente ao procurarem um serviço público, um direito constituído. Não podemos aceitar racismo, lesbofobia, transfobia, e machismo no atendimento a mulheres já fragilizadas que buscam apoio e fortalecimento.

Além da Humanização do Atendimento, pautamos a necessidade de atendimento 24 horas, de estruturação de casas abrigo e outros dispositivos e equipamentos previstos na lei, de formação do quadro de funcionários para que a acolhida e escuta da vítima seja realizada de maneira profissional e qualificada.

Outra preocupação se refere aos avanços conservadores que oferecem riscos à estrutura que temos hoje, o Projeto de Lei n. 07/2016 propõe alterações na Lei Maria da Penha a toque de caixa, sem que haja tempo para que as discussões envolvem a sociedade como um todo.

Nos concentraremos na Biblioteca próxima a DDM de Campinas dia 22/08, às 14h para juntas caminharmos até a Delegacia de Defesa da Mulher que fica na Av. Gov. Pedro de Toledo, 1161. Se você trabalha e só consegue chegar depois das 14h nos encontre na frente da DDM! Estaremos lá com punhos e vozes erguidas, juntas, na defesa dos nossos direitos e almejando viver num mundo onde a violência contra a mulher não seja naturalizada.

Organização: Promotoras Legais Populares – Associação Cida da Terra, Frente de Mulheres Negras de Campinas e Região, Coletivo Lélia Gonzalez, Coletivo Feminista Rosa Lilás, Coletiva das Vadias e Coletivo de Mídia Livre Vai Jão.